Juventude Terrazul encerra Escola de Formação da Juventude com oficina do PPA

quinta-feira 26 de março de 2009 por Comunicação Terrazul

A Juventude Alternativa Terrazul encerrou no último sábado dia 21 de Março a escola de formação da juventude que foi realizada com apoio do FADOC e teve como base três eixos: Segurança Alimentar e Nutricional, Ecossocialismo e o contexto ambiental de Fortaleza. A partir desses eixos, foram trabalhados temas como consumo consciente, discutindo a perspectiva do consumo de uma forma mais ampla, desde a relação com a cadeia de produção até o consumo final; agroecologia urbana, focando em alternativas como as hortas comunitárias e os jardins escola; e meio ambiente e juventude, a partir de um diagnóstico ambiental da cidade, no qual os jovens podem avaliar como o ordenamento urbano impacta o meio ambiente e traçam um olhar de como ficará a cidade no futuro, a partir do que está definido no plano diretor da cidade.

Além da participação dos/das jovens no FSM o Seminário da escola contou com a palestra “Diálogos com os movimentos de Juventude pelo Meio Ambiente”, ocorrido durante o IX Fórum Social Mundial (FSM), no dia 28 de janeiro, a Senadora Marina Silva e o Teólogo Leonardo Boff convocaram os mais de mil jovens em parceria com a Rede de Juventude pelo Meio Ambiente (REJUMA).

Participaram da escola cerca de 20 jovens estudantes da universidade, secundarista, Pastoral da Juventude e Meio Popular e LAMCE. O encerramento aconteceu com uma oficina preparatória do PPA (Plano Plurianual Participativo) realizada pela Coordenadoria de Juventude e Orçamento Participativo da Prefeitura de Fortaleza

A oficina do PPA faz parte de uma preparação o Encontro Deliberativo do Plano Plurianual (PPA) para a Juventude que acontecerá dia 28 de Março. Os Encontros são uma das etapas do PPA Participativo, onde a cidade pode propor programas e eleger as áreas de atuação mais importantes. O Encontro Deliberativo para a Juventude será realizado na Escola Municipal Filgueiras Lima (Av. Expedicionários, 3910 – Jardim América), a partir das 14 horas.

SOBRE O PPA A cada quatro anos, a Prefeitura Municipal de Fortaleza faz o planejamento de suas ações através do Plano Plurianual. Desta vez, serão eleitas as prioridades para o período que vai de 2010 a 2013. Os movimentos sociais, sindicatos, associações comunitárias, universidades, associações profissionais, cidadãos e cidadãs são convidados a participar do PPA. As atividades do PPA Participativo são divididas em três etapas: as Oficinas Preparatórias, os Encontros Deliberativos e o Congresso do PPA. As oficinas são o primeiro momento, onde é possível conhecer o funcionamento do Plano. Durante os Encontros Deliberativos, serão eleitos representantes da população. Estes delegados participarão do Congresso do PPA, discutindo e negociando com os secretários municipais as propostas apresentadas pela cidade. Ao final deste processo estará pronto o documento final do Plano Plurianual Participativo 2010-2013.

Sobre o FADOC – O fundo surgiu originalmente no início dos anos 80 com o intuito de fortalecer a dinâmica do trabalho da SOLSOC (Solidariedade Socialista) e dos seus parceiros. Hoje está presente em 13 países. A Juventude Alternativa Terrazul é uma das 14 entidades de base beneficiadas por esse fundo, estando inserida no eixo temático da Segurança e Soberania alimentar.

Mais informações com a Equipe de comunicação do Terrazul, pelo telefone (85)3281.0246 , email: alternativa.terrazul@terra.com.br ou blog da Juventude Alternativa Terrazul: www.juventudeterrazul.blogspot.com

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem