Marina Silva e Leonardo Boff convocam a juventude para construir “um outro mundo possível”

quinta-feira 19 de fevereiro de 2009 por Comunicação Terrazul

Durante a realização do painel “Diálogos com os movimentos de Juventude pelo Meio Ambiente”, ocorrido durante o IX Fórum Social Mundial (FSM), no dia 28 de janeiro, a Senadora Marina Silva e o Teólogo Leonardo Boff convocaram os mais de mil jovens presentes na tenda Multiuso III a pensar alternativas ambientais para um outro mundo possível. O evento, uma parceria da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente (REJUMA) com a Associação Alternativa Terrazul e o Coletivo Jovem do Pará (CJ-PA), mostrou o interesse da juventude em contribuir com as melhorias ambientais.

Leonardo Boff alertou os presentes sobre os efeitos da grave crise econômica que, segundo ele, é uma crise terminal. “Eles tiraram a máscara e reconheceram o fracasso do outro mundo. Aquele mundo se mostra impossível”, afirmou. Para o Teólogo, são os jovens que irão decidir sobre uma mudança para um modelo de sociedade sustentável. “Daqui em diante, vocês vão tomar decisões que vão significar a vida e a morte de vocês”, alertou ao público.

Para a ex-Ministra do Meio Ambiente e atual Senadora, Marina Silva, a resolução da crise depende de uma noção de prioridades. “A crise precisa ser resolvida em duas pontas: a econômica e a ambiental planetária. Esta última é mais urgente, porque é a maior que todas as outras”, afirmou. A Senadora lembrou a importância da juventude na luta ambiental, citando como exemplo sua militância ainda quando era jovem. “Um outro acre só foi possível graças a ‘loucura’ da juventude”, afirmou.

Também estiveram presentes ao debate o representante do Programa de Juventude e Meio Ambiente do Ministério da Educação (MEC), Rangel Arthur, a Presidente da Associação Civil Alternativa Terrazul, Gabriela Batista e o membro do CJ-PA, Gilson Dias que apresentaram um panorama do Movimento de juventude pelo meio ambiente e apresentaram para o público sobre a Rejuma

Mais sobre a Rejuma

A Rejuma, Rede ambientalista formada desde 2003, é composta por cerca de 600 jovens. A rede ajuda a fomentar e a acompanha Políticas Públicas relacionadas às questões de Juventude e de Meio Ambiente nos âmbitos nacional e local. Para conhecer mais, basta acessar o site www.rejuma.org.br

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem