Terrazul e Alternatives reúnem mais de mil pessoas no Fórum Social Mundial

quinta-feira 19 de fevereiro de 2009 por Comunicação Terrazul

O Seminário “A Crise Ambiental Planetária e os Caminhos da Ecologia Social” realizado, no dia 30 de janeiro de 2009, pela Associação Civil Alternativa Terrazul como parte da programação do Fórum Social Mundial (FSM) reuniu mais de mil pessoas. A Tenda Multiuso III da ficou da Universidade Federal rural do Pará (UFRA) ficou pequena para os que queriam conhecer sobre os caminhos da Ecologia Social.

O seminário foi dividido em duas partes onde se abordou a Ecologia Social e os Movimentos Populares com a participação do representante da Alternatives Internacional, Moussa Tchangari, o Presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Julio Barbosa e a representante da Marcha Mundial de Mulheres, Tatiana Cibele, o representante do Argonautas Ambientalista da Amazônia, Carlos Siqueira, e a Presidente da Associação Alternativa Terrazul e do Conselho da Alternatives Internacional, Gabriela Barbosa. A discussão reafirmou a necessidade de inserção da Ecologia Social dentro dos movimentos sociais no Brasil e no Mundo.

Em seguida, aconteceu também a palestra “A Crise Ambiental Planetária e as alternativas da Ecologia Social” com o escritor e Teólogo , Leonardo Boff , a Senadora pelo PT-AC e Ex- Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o representante da Alternatives Internacional na Índia, Vinod Raina. No evento, foi lançada também a cartilha “A crise ambiental planetária e o Ecossocialismo”, uma parceria com a Rede Brasileira Ecossocialista. As atividades tiveram como parceiro a Rede Alternatives Internacional.

Palestina livre

Ainda no dia 30, pela manhã, na Tenda Multiuso III, aconteceu o ato em prol da Palestina, com palestrantes da Palestina, Marrocos e Jerusalém, promovido em parceira com a Alternatives Internacional. O espaço contou com uma exposição de fotos das vitimas de Gaza. Os representantes também estiveram presentes em diversos debates: Desenvolvimento Sustentável com a Fundação Perseu Abramo, Seminário sobre a educação na Palestina com a Alternatives e uma palestra sobre a guerra no Mundo.

O FSM foi um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Mas os movimentos e ONGs que estiveram na organização do FSM não mostraram uma sensibilidade com a questão ambiental, não se preocupando com a questão dos resíduos sólidos produzidos no evento, a questão do consumo sustentável e a soberania alimentar. Os movimentos reproduziram assim um mercantilização do “Fórum Social Mundial”.

Site Alternatives Internacional: http://alternatives-international.net/

Mais informações com a Equipe de comunicação do Terrazul, pelo telefone (85)3281.0246 ou email: alternativa.terrazul@terra.com.br

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem