Terrazul participa da Cúpula dos Povos do Sul e da Cúpula Social do Mercosul

sexta-feira 19 de dezembro de 2008 por Comunicação Terrazul

Com o debate “Juventudes e Integração dos Povos: Formulação, opinião e organização dos jovens sobre a integração dos povos no Mercosul, na América Latina e no Caribe”, a Associação Civil Alternativa Terrazul participou, entre os dias 13 e 15 de Dezembro, em Salvador, na Bahia, da Cúpula dos Povos do Sul, evento paralelo à Reunião dos presidentes da América Latina e Caribe.

A atividade, realizada na sede da Confederação dos Bancários, contou com a presença da Coordenadora do GEO Juvenil Mercosul, Cecília Iglesias, da Presidente do Terrazul e do Conselho Dirigente da Alternatives Internacional, Gabriela Barbosa e da representante da Marcha Mundial de Mulheres, Adriana Vieira.

Durante o debate, foi discutido o que representa a Cúpula Social e a Cúpula dos Povos para os movimentos, a diferença política entre elas e o processo de construção destas cúpulas. A discussão também ressaltou como é pequena a participação das organizações e movimentos de juventude dentro das cúpulas, sendo necessário ampliar os debates sobre a Integração dos Povos e da Reunião Especializada de Juventude (REJ), realizada dentro da programação da Cúpula Social do Mercosul e que possui alguns membros do Conselho Nacional de Juventude como representantes do Brasil.

Por uma integração dos Povos

Intitulado “Por uma Integração Solidária e Soberana”, a Cúpula dos Povos do Sul ocorreu paralelo a duas iniciativas consecutivas: a Cúpula de Presidentes do Mercosul e a Conferência da América Latina e Caribe, na qual os Presidentes do Mercosul e demais países da América Latina, Caribe e México se reuniram para discutir uma agenda para o destino dos povos da região.

Durante a Cúpula, os Movimentos Sociais realizaram uma Marcha dos Povos do Sul com várias bandeiras e reivindicações das populações dos países do Sul. Aconteceram ainda debates sobre Justiça Ambiental e Crise e Integração Regional. Ao final do encontro, os movimentos realizaram uma Plenária Final com pautas, proposições e reivindicações que resultaram num documento final, apresentado na Cúpula Social e na Cúpula dos Presidentes.

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem