Terrazul realizará atividades no Fórum Social Mundial

terça-feira 25 de novembro de 2008 por Comunicação Terrazul

“A Crise Ambiental Planetária e os Caminhos da Ecologia Social” será o tema do Seminário a ser realizado, no dia 28 de janeiro de 2009, pela Associação Civil Alternativa Terrazul como parte da programação do Fórum Social Mundial (FSM), evento a ser realizado em Belém, Pará, entre os dias 27 de janeiro a primeiro de fevereiro de 2009. Dividido em três partes, o Seminário irá abordar a Ecologia Social e os Movimentos Populares, o Ecossocialismo e as alternativas da Ecologia Social. O seminário é uma parceria do Terrazul com a Alternatives Canadá.

Após o seminário. O Terrazul e a Alternatives lançarão o Portal Ecomunidades, portal virtual interativo que permite o encontro de indivíduos e organizações de várias partes mundo envolvido com ecologia social. O objetivo é promover o aprofundamento teórico sobre o tema, o compartilhamento de idéias e ações voltadas para a ecologia social e a sustentabilidade. O portal procura construir uma rede internacional de pessoas e entidades interessadas em produzir ação e formação em ecologia social com o propósito de envolver lideranças com capacidade formadora e com representação nos movimentos sociais e ambientais do Brasil, Canadá e América Latina em iniciativas coletivas pela sustentabilidade.

O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Propõe-se ainda facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial.

Programação do Seminário: A crise ambiental planetária e os caminhos da ecologia social

1- A crise ambiental planetária e os caminhos da ecologia social

Mesa 1: A Ecologia Social e os Movimentos Populares

Mesa 2 - A Ecologia Social e o Ecossocialismo

Mesa 3: A crise ambiental planetária e as alternativas da Ecologia Social

Sobre o Alternatives: www.alternatives.can

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem