Carta Aberta aos participantes e colaboradores do Projeto Tecendo Redes.

terça-feira 18 de novembro de 2008 por Comunicação Terrazul

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente e a Juventude Alternativa Terrazul realizam em parceria com a Universidade Federal do Ceará, através do PROGERE (Programa de Gerenciamento de Resíduos), o Projeto Tecendo Redes que recebe financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e conta com o apoio da Universidade de Campinas (UNICAMP) e do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação da Educação Ambiental.

O Projeto Tecendo Redes é um projeto de Educação Ambiental que tem como objetivo principal construir as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDAs) e Agenda 21 em escolas públicas. O projeto está sendo desenvolvido em vinte escolas no estado do Ceará nos municípios de Fortaleza e Guaramiranga, envolvendo jovens, educadores e comunidades, através de métodos participativos, onde as decisões são tomadas democraticamente, ouvindo tod@s @s parceir@s. Em caso de divergências, seguem-se sempre a opinião da maioria, como em qualquer processo democrático.

Em reunião com Coordenadores, facilitadores e parceiros, realizada no dia 25 de agosto, ficou definido a não inclusão da empresa NORSA S/A, representante da Coca- Cola no estado do Ceará em atividades do Tecendo Redes.

Por isso, torna-se público que o Projeto Tecendo Redes, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente e a Juventude Alternativa Terrazul não têm nenhum envolvimento em projeto de análises de água no qual são utilizados “kits de análises” fornecidos pela empresa NORSA S/A.

Reafirmamos que o Tecendo Redes é um projeto de Educação Ambiental que mobiliza e articula jovens, educadores e comunidades para construir as Com-vidas nas escolas, utilizando os princípios da Educação Ambiental e da Agenda 21, Global e Brasileira. Esses princípios são claros na difusão do consumo consciente, fortalecendo consumidores sustentáveis e propondo um novo modelo de produção e consumo que busca a sustentabilidade do planeta, em seus variados níveis (local, estadual, regional, nacional e global).

Nesse sentido, está fora dos propósitos do Projeto Tecendo Redes, incluir empresas poluidoras e de grande impacto negativo ao meio ambiente como parceira, como é o caso da NORSA S/A, representante da coca-cola no Estado do Ceará.

Os refrigerantes da marca Coca-Cola, que possuem conteúdos questionáveis por mais e mais pessoas no mundo no que tange a possíveis danos a saúde humana, utilizam de forma insustentável a água em seu processo produtivo (9 litros por garrafinha), causando danos irreparáveis ao meio ambiente global. Esses refrigerantes, do ponto de vista educativo e simbólico, são contraditórios com os objetivos do Projeto Tecendo Redes, bem como, com a prática do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente do Ceará e da Juventude Alternativa Terrazul que atuam na defesa do meio ambiente.

Mesmo sabendo da decisão de todos os parceiros locais sobre a participação da NORSA S/A e conhecendo os princípios, objetivos e valores difundidos pelo Projeto Tecendo Redes, Programa de Gerenciamento de Resíduos (PROGERE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou algumas atividade nas dependências da empresa que representa a coca-cola e em mais duas escolas do Tecendo Redes, sendo elas Colégio da Polícia Militar e a Escola Nilson Holanda.

Juntos com o mesmo parceiro nesta carta aberta intervêm nesse processo, ajudando a re-estabelecer a vontade soberana das entidades que coordenam o Projeto. Comunicamos todas as escolas e colaboradores que essa atividade da Coca-Cola não faz parte do Projeto Tecendo Redes.

Gostaríamos de ressaltar que o Projeto Tecendo Rede continuará a ser desenvolvido pelo Coletivo Jovem devido a sua importância para a construção e fortalecimento das COM-VIDAs e da Agenda 21 nas escolas, para a conscientização ambiental da juventude do estado, para o fortalecimento da educação ambiental crítica e para a implementação das decisões das Conferências Infanto-Juvenis e Adulta que todos nós, de uma forma ou de outra, participamos.

Atenciosamente,

Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente do Estado do Ceará; Lucas Oliveira – Integrante do Coletivo Jovem de Meio Ambiente/ Juventude Terrazul; Progere;

Mais informações com a Equipe de Comunicação do Terrazul, no telefone 3281.0246.

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem