Juventude Terrazul promove formação em Ecossocialismo e Segurança Alimentar

terça-feira 18 de novembro de 2008 por Comunicação Terrazul

Comer muito, comer de tudo ou comer pouco não é sinônimo de uma alimentação saudável. O contexto atual tem demonstrado que é importante que os jovens reconheçam a necessidade de uma mudança nas práticas da alimentação e consumo. Para ampliar o debate sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) junto às juventudes, a Juventude Alternativa Terrazul lançou em outubro a Escola de Formação para a Juventude. A escola vai proporcionar que os jovens recebam orientações sobre meio ambiente urbano, segurança alimentar e ecossocialismo, percebendo como esses eixos temáticos dialogam entre si e estão relacionados.

No primeiro módulo, os participantes conheceram o processo de ocupação de Fortaleza dentro de uma perspectiva histórico-urbanística, a função sócioambiental da cidade e as perspectivas de ocupação para os próximos dez anos com a aprovação do Plano Diretor. E o que isso tem haver com alimentação? A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é definida como o direito das populações em ter alimentos suficientes para garantir uma vida ativa e saudável. Uma das perspectivas é fazer dos espaços urbanos, como os jardins e os quintais, lugares onde se possam produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. Para isso, é preciso entender a cidade e suas relações.

A Escola de Formação para Juventude, em parceria com a Associação Alternativa Terrazul, é um dos 14 projetos apoiados pelo Fundo de Apoio para a Dinamização das Organizações Comunitárias de Base (FADOC) mantido no Brasil pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), o Instituto Florestan Fernandes (IFF), ambas do Ceará, e a Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social (ETAPAS), de Pernambuco.

O FADOC surgiu originalmente no início dos anos 80 com o intuito de fortalecer a dinâmica do trabalho da SOLSOC (Solidariedade Socialista) e dos seus parceiros. Hoje está presente em 13 países. A Juventude Alternativa Terrazul é uma das 14 entidades de base beneficiadas por esse fundo, inserida no eixo temático da Segurança e Soberania alimentar.

Mais noticias sobre a escola de formação

Mais informações com a Equipe de Comunicação do Terrazul, no telefone 3281.0246.

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem