Fundo de Apoio (FADOC) a organizações é lançado em Fortaleza

terça-feira 16 de setembro de 2008 por Comunicação Terrazul

Na última quarta-feira, 9 de setembro às 19h no Condomínio Espiritual Uirapuru, a Juventude Alternativa Terrazul participou do lançamento do Projeto FADOC (Fundo de Apoio para a Dinamização das Organizações Comunitárias de Base). O FADOC surge originalmente no início dos anos 80 com o intuito de fortalecer a dinâmica do trabalho da SOLSOC (Solidariedade Socialista) e dos seus parceiros.

Hoje o projeto atinge 13 países, entre eles o Brasil que tem a comissão gestora composta por pelo Instituto Florestan Fernandes - CE, ETAPAS - Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social – PE e MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra –CE.

As ações deste conjunto de entidades se expressam através de atividades de intervenção direta junto a grupos comunitários, entidades de base, movimentos sociais sob 3 eixos temáticos: saúde; trabalho decente para uma vida digna; segurança e soberania alimentar;

O projeto tem como objetivos: Melhorar a capacidade de incidência nas políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e o trabalho para uma vida digna nas comunidades; Contribuir para a melhoria da segurança alimentar nas comunidades de base; Contribuir para a melhoria das condições de moradia e meio ambiente;

A Juventude Alternativa Terrazul é uma das 14 entidades de base beneficiadas por esse projeto. Ela está inserida no eixo temático segurança e soberania alimentar, executando o projeto “Escola de Formação para a Juventude”. Essa escola irá funcionar nos próximos 5 meses seguintes com uma turma de 20 jovens com o objetivo de despertar a consciência crítica dos jovens diante da realidade atual, chamando atenção para a crise ambiental planetária e suas conseqüências maléficas, na perspectiva de construir uma sociedade justa, equitativa, sustentável e ambientalmente sadia, capaz de promover e disseminar as idéias de uma alimentação saudável.

Essa formação terá como eixos temáticos: 1- Contextualização Ambiental; 2- Segurança Alimentar e Juventude; 3- Alternativas para a produção e o consumo consciente; 4- Ecossocialismo.

A juventude acredita o contexto atual da sociedade tem demonstrado que é importante que esse segmento social reconheça a necessidade de uma mudança nas práticas de produção, consumo e organização social com uma perspectiva de transformação social que vise o ecossocialismo.

Acesse também o Blog da Juventude Terrazul: http://www.juventudeterrazul.blogspot.com/

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem