Trabalho Comunitário Solidário lança Banco Rio Sol na Granja Portugal

quinta-feira 10 de julho de 2008 por Comunicação Terrazul

No último dia 4 de Junho de 2008, foi lançado na Granja Portugal o segundo Banco Comunitário de Fortaleza. O banco Rio Sol vai atender os bairros do Conjunto Ceará, Granja Portugal e Bom Jardim. O lançamento juntou centenas de pessoas em torno de feira da economia solidária, do conjunto musical bate-palmas, de jogos para crianças e uma solenidade compondo diversas personalidades e parceiras do projeto e convidados (com representantes da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Instituto Palmas, da Associação Civil Alternativa Terrazul, Senador Eduardo Suplicy do PT entre outros). No fim da solenidade, foram assinados os dois primeiros créditos, sendo um para a COOPFIRME do Genibaú.

O banco Rio Sol é o 32º Banco Solidário do país. O primeiro Banco Comunitário, o Banco Palmas, foi criado em Fortaleza em 1998. A criação do banco sinaliza para a criação de mais bancos comunitários com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretária de Desenvolvimento Econômico – SDE, em parceria com o Instituto Palmas, de estender a economia solidária para todas as comunidades de Fortaleza e assim facilitar o desenvolvimento local e diversificar as atividades das comunidades. Em si, criar um novo sistema econômico capaz de pôr os cidadãos no centro das atividades econômicas da sua própria comunidade. É assim que o Banco RioSol faz parte do Programa do Trabalho Comunitário e o que banco vai gerenciar o fundo de Apoio a produção e ao Consumo Solidário.

A Associação Civil Alternativa Terrazul faz parte do Programa Trabalho Comunitário Solidário com o objetivo de organizar e formar os consumidores das comunidades, associações e cooperativas estimulando o consumo sustentável e solidário.

O Banco vai funcionar como um serviço solidário, gerido pela ONG SOLIDU, 12 instituições da Sociedade Civil e a prefeitura SDE/PMF. O Banco RioSol vai poder oferecer linhas de créditos para empreendimentos produtivos (até 10 000 reais), vai desenvolver créditos para o consumo com a Moeda Social local, o RIOS (até 200 RIOS) para facilitar o consumo dentro da comunidade, e vão permitir um acesso a conta corrente e recebimentos.

Uma nova economia está acontecendo!!!

Mais informações: http://solidu.wordpress.com

Acesse também: http://brasillocal.blogspot.com

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem