Agenda 21 de Juventude é eleita a 4ª Prioridade na 1ª Conferência Nacional de Juventude

terça-feira 13 de Maio de 2008 por Comunicação Terrazul

Fonte: http://www.juventude.gov.br/ e www.rejuma.org.br

Aconteceu nos dias 27 a 30 de Abril a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, em Brasília, que teve como tema “Levante sua Bandeira” e contou com a presença de 2000 jovens delegados(as) de todas as regiões do Brasil.

Na conferência, a sociedade civil e o governo travaram diálogo para a possibilidade de elaboração de uma plataforma de ação voltada para a população de 15 a 29 anos. Foram elaborados dois documentos: as prioridades e as resoluções da conferência mas, para que as propostas se tornem, efetivamente, políticas públicas, o trabalho de atores interessados na temática de juventude não pode acabar com o término da conferência. É preciso que a sociedade civil acompanhe e pressione o governo no sentido de fazer valer as diretrizes debatidas e priorizadas.

A Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) estava representada pelos diversos Coletivos de Juventude do Brasil e conseguiu discutir e articular para que a questão ambiental esteja pautada nos movimentos de juventude.

A Agenda 21 da Juventude foi eleita a 4ª (quarta) prioridade pelos(as) jovens da 1ª Conferência Nacional de Juventude. O Terrazul esteve representado por Gabriela Batista (Presidente da Associação Civil Alternativa Terrazul e representante da REJUMA no Conselho Nacional de Juventude) e Lucas Sakamoto (Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente/REJUMA e Juventude Alternativa Terrazul. A REJUMA também entrou na coordenação provisória do Fórum Nacional de Organizações e Movimentos de Juventude que agregam vários movimentos de juventude do Brasil.

Abaixo uma entrevista com Gabriela Batista:

Terrazul: O que a REJUMA representa para o movimento de juventude atualmente no Brasil?

Gabriela Batista: A REJUMA atualmente é uma rede que consegue aglutinar diversos jovens que queiram incluir no debate dos seus coletivos a pauta ambiental. Ela consegue ser um espaço onde qualquer movimento ou indivíduo possa fazer esse debate, se articular e lutar por uma sociedade justa igualitária e sustentável.

Terrazul: Como está sendo a articulação da REJUMA no Conselho Nacional de Juventude?

Gabriela Batista: Estamos tendo uma atuação voltada para os movimentos de juventude, não somente os ambientalistas, mas também os que querem discutir a questão ambiental que não fazem parte do cenário ambientalista e os que militam por políticas públicas de juventude transformadoras e democráticas. Por isso, na 1ª Conferência Nacional de Juventude foi muito importante a entrada da REJUMA na coordenação provisória do Fórum Nacional de Organizações e Movimentos Juvenis, que é um espaço plural que agrega vários movimentos, que debate as políticas publicas de Juventude no Brasil e os conselhos de representação da sociedade civil e governo.

Terrazul: Como foi a atuação da Rejuma na I Conferência Nacional de Juventude?

Gabriela Batista: Tivemos uma articulação com diversos movimentos sociais e movimentos juvenis através do Fórum Nacional de Organizações e Movimentos Juvenis como: a juventude negra, jovens do campo, juventude indígenas, movimentos universitários, mulheres e outros. Levamos a nossa proposta para a plenária final que foi consensuada no grupo temático de meio ambiente e lá fi eleita como 4º lugar no ranking de prioridades da Conferência. A proposta foi a seguinte: “Criar uma política nacional de juventude e meio ambiente que inclua o Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente, institucionalizado em PPA (Plano Plurianual), com a participação dos jovens nos processos de construção, execução, avaliação e decisão, bem como da Agenda 21 da Juventude que fortaleça os movimentos juvenis no enfrentamento da grave crise ambiental global e planetária, com a construção de sociedades sustentáveis”.


Resoluções da I Conferência Nacional de Juventude

22 prioridades tiradas na I conferência Nacional de Juventude

Carta da REJUMA à Ministra do Meio Ambiente Marina Silva

Carta aos Delegados
Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem