Comunidade da Rosalina participa do 18º Cine Ceará

quarta-feira 23 de Abril de 2008 por Comunicação Terrazul

O documentário “Rosalina: uma comunidade em construção” (Documentário, Brasil, 2007, 20min), produzido por Sophie Guérin, da Alternatives Canadá, em parceria com a Associação Alternativa Terrazul, foi exibido na Mostra Ceará, no último dia 14 de Abril, durante o 18° Cine Ceará e a comunidade da Rosalina foi prestigiar o festival.

O documentário mostra os desafios e perspectivas da comunidade da Rosalina, localizada no Parque Dois irmãos, que adotou a agenda 21 como instrumento para a construção de uma forma sustentável de vida. Retrata ainda sonhos que aos poucos se tornam realidade. O conjunto habitacional vem ganhando forma e alimentando a esperança de uma moradia digna: a cooperativa da comunidade – Rosacoop, que já é um sonho realizado, e o restaurante popular são alguns exemplos.

Para reconstruir a história das lutas e sonhos da Rosalina, Sophie Guérin, cineasta canadense, passou três meses na localidade, acompanhando de perto as reuniões de rua, as atividades culturais e os seminários (um deles contou com a presença do teólogo Leonardo Boff). A canadense acredita que a política ambiental é uma boa via para sensibilizar a população. Além disso, Sophie aposta também no cinema social. “Eu gosto muito de fazer cinema social, dessa educação popular. Um documentário é uma boa maneira de fazer sensibilização”, destaca a cineasta.

A comunidade da Rosalina nasceu em 1996, quando mil e quinhentas famílias ocuparam um terreno e passaram a construir suas moradias.

Para adquirir uma cópia do documentário, basta entrar em contato com a Associação Alternativa Terrazul pelo telefone 3281-0246 ou através do e-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem