Novo artigo

sexta-feira 7 de Março de 2008 por gabriela

JUVENTUDE TERRAZUL E O 8 DE MARÇO.

A Juventude Alternativa Terrazul é formada por militantes ambientalistas que defendem os ideais ecossocialistas. Incorporamos a questão ambiental como um dos elementos constitutivos da estratégia de transformação social. Partindo do pressuposto que vivemos uma crise ambiental planetária, acreditamos que as dificuldades atuais são parte integrante da crise geral do capitalismo, possuindo algumas particularidades.

O capitalismo em sua fase imperialista globalizou a capacidade destrutiva da humanidade. O modelo de produção e consumo do sistema, que opera não para as reais necessidades humanas, mas para alimentar os mercados, altera de forma estrutural e planetária o equilíbrio socioambiental do planeta.

Rosa Luxemburgo, filósofa marxista, já nos alertava que sob o capitalismo viveríamos a barbárie, sendo necessária a conquista do socialismo. A crise ambiental planetária não só reforça a tese da revolucionária alemã como mostra de forma inequívoca que o capitalismo não oferece solução para as mulheres e as juventudes, uma vez que é responsável pela destruição da vida. A Juventude Alternativa Terrazul reconhece que não há saídas dentro do sistema capitalista para resolver os dilemas ecológicos. A nossa visão de socialismo incorpora de forma estratégica a luta em defesa do meio ambiente.

O Ecossocialismo nega às tiranias burocráticas que em nome do socialismo reproduziram o produtivismo e coisificaram a natureza, provocando grandes desastres ambientais como Chernobyl, na ex-URSS. Ao mesmo tempo, nega o ecologismo desprovido de uma ideologia de esquerda que imagina ser possível atingir um novo patamar da relação homem/natureza apenas realizando reformas no capitalismo.

A Juventude Alternativa Terrazul entende que a luta pelo ecossocialismo é também uma luta de classes. Somos contra todas as formas de opressão, por isso defender o ecossocialismo é realizar a luta concreta por conquistas que signifiquem avançar também na luta feminista, onde o corpo da mulher é transformado em mercadoria e o seu trabalho é desvalorizado. Lutamos pela livre orientação sexual; por outra economia que seja solidária e autogestionária; por outro modelo de desenvolvimento que busque a sustentabilidade; e por um novo padrão de produção e consumo, capazes de negar todo e qualquer produto que cause dano à saúde humana e a natureza.

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem