Sobre os Transgênicos

segunda-feira 18 de outubro de 2004 por terrazul

O Instituto Terrazul vem participando do movimento contra a produção e o consumo dos alimentos transgênicos, apoiando ações junto a outras instituições em Fortaleza e participado das redes, via Internet com divulgação de notícias e informações sobre os perigos relacionados ao consumo destes alimentos.

As empresas interessadas tentam convencer, através da mídia, que esses produtos são inofensivos e que são a grande saída para a agricultura e para o enfrentamento do problema da fome. Pois alegam que as variedades com os grãos de arroz, soja e milho geneticamente modificados que produzem até cinco vezes mais que as sementes naturais encheram os produtores de expectativas. Porém a "agricultura moderna" traz diversas conseqüências negativas pois: inviabiliza o pequeno produtor que só obteria lucro com a plantação em larga escala e uma só cultura (monocultura); devasta o ambiente e liquida a biodiversidade com a monocultura e o uso de agrotóxicos.

Pesquisas revelam que os produtos apresentam efeitos negativos. Em 1997 um cientista na Escócia descobriu que a batata transgênica causava alterações no sistema nervoso e no cérebro de cobaias. Também há observações de alterações no sistema imunológico e em vários órgão vitais, além de alergias alimentares que podem aparecer como decorrência da introdução de genes estranhos nos alimentos que passam a apresentar novas proteínas, enquanto substâncias tóxicas existentes em quantidades inofensivas nos alimentos podem ter sua ação potencializada.

Portanto, além dos problemas de saúde ainda não comprovados pelos cientistas, há o risco de um desequilíbrio ambiental com a introdução de seres mutantes, estranhos ao meio ambiente. Não se sabe o que irá acontecer com o cruzamento de espécies modificadas geneticamente com as espécies naturais. É preciso levar em consideração que o equilíbrio da natureza é depende da relação de todos os seres vivos e não vivos.

O avanço da ciência precisa priorizar a ética e se preocupar com a qualidade de vida da sociedade. É preciso que haja mais pesquisa para que sejam observadas as reações do organismo humano a um alimento que não existe na natureza.

O tema é complexo pois abrange questões agrícolas e agrárias, questões de saúde e alimentação, ética na ciência, nos avanços tecnológicos e de interesses políticos e econômicos. É além de tudo uma questão de cidadania, as pessoas precisam estar informadas sobre os riscos dos transgênicos para poder manifestar sua opinião sobre o que irá consumir, pois a decisão está relacionada a segurança de sua saúde. Os debates sobre os transgênicos (alimentos geneticamente modificados) não podem ficar restritos aos cientistas e fabricantes dos alimentos mas devem abranger todos os segmentos da sociedade.

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem