REBRIP participa da Cúpula dos Povos do Mercosul no Uruguai

sexta-feira 8 de fevereiro de 2008 por Comunicação Terrazul

A Rede de Integração dos Povos (Rebrip), da qual a Associação Alternativa Terrazul é entidade membro da coordenação, participa da Cúpula dos Povos do Mercosul que aconteceu nos dias 16 e 17 de dezembro de 2007 junto com a cúpula dos presidentes do mercosul.

Convocada pela Aliança Social Continental do Cone Sul, a Cúpula dos Povos pretende ser uma instância de articulação de um movimento regional pela integração com foco nos povos sul-americanos. Um dos eixos centrais de debate é a resistência ao livre comércio, às instituições financeiras e ao neoliberalismo e alternativas de integração.

Os movimentos que dela participam pretendem analisar os diferentes processos atuais de integração: Mercosul, União das Nações Sul-Americanas (Unasur, antiga Comunidade Sul-Americana de Nações), Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) e o Tratado de Comércio dos Povos (TCP) proposto pelo governo boliviano como alternativa aos Tratados de Livre Comércio (TLCs).

Outro tema em debate é a desmilitarização da região, com ênfase em leis antiterroristas, bases militares e controle territorial no Cone Sul. No painel sobre Energia e Recursos Naturais, estão em pauta a soberania energética dos povos, as dívidas de Itaipu e Yacyretá, agrocombustíveis, integração energética e Aqüífero Guarani.

Também integram a agenda de diálogo dos movimentos sociais sul-americanos questões como a impunidade das violações de direitos humanos, a mercantilização da educação na América do Sul e a conversão da dívida externa em investimentos em educação.

Como Coordenação da Rebrip o Terrazul participa da mesa "Construindo um Mercosul sustentável e participativo" junto com a Casa Bertold Brecht da Argentina. Participaram do debate cerca de 60 pessoas de toda a América Latina.

"É importante que integração na América Latina tenha foco na sustentabilidade sócioambiental para construção de uma sociedade democrática, participativa e sustentável”, afirma João Gabriel representante do Terrazul e membro da coordenação da Rebrip.

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem