I CONFERENCIA INTERNACIONAL VOZES DE NUESTRA AMÉRICA

quinta-feira 11 de outubro de 2007 por Comunicação Terrazul

Cultura, Política e Pensamento Crítico - América Latina e Caribe

De 22 a 26 de outubro, a cidade de Fortaleza é sede da I Conferência Internacional Vozes de Nuestra América, que reúne temas da cultura, política e pensamento crítico latino-americano. O evento promove o intercâmbio de experiências e idéias, reunindo produção acadêmica da América Latina e visão político-cultural dos movimentos sociais do continente.

A programação ocorre em diversos espaços e equipamentos culturais da cidade, partindo do Teatro José de Alencar e Cine São Luiz, no Centro. É voltada para professores, integrantes de movimentos sociais, estudantes, servidores públicos e interessados no tema. Convidados de países latino-americanos e caribenhos, além de pesquisadores e integrantes de movimentos sociais de diversos estados brasileiros participam do evento.

A Conferência está dividida em três momentos: de 8h às 12h, ocorrem os “Diálogos Críticos”, com mesas-redondas sobre temas referentes à América Latina. Às tardes, de 14h às 18h, os convidados se dividem nos grupos: “Contribuição Teórica”, “Experiências Históricas” e “Lutas Atuais”. Nas noites, das 19h30m às 22h, a programação é dedicada à celebração da arte, da criação literária, do cinema e da canção latino-americana. Serão realizadas sessões de cinemas, apresentação teatral, músicas.

Estão previstas oficinas de teatro, literatura-infantil, literatura, quadrinhos e rádio durante a Conferência. As crianças também terão espaço próprio no Teatro José de Alencar. A Feira do Livro, na Praça do Ferreira, é dedicada a dois grandes títulos da tradição latino-americana: “As veias abertas da América Latina”, do uruguaio Eduardo Galeano, e o romance “Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Márquez, que completa 40 anos de lançamento.

A realização é uma parceria entre a Escola Nacional Florestan Fernandes, Universidade Federal do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). A programação conta com o apoio da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet), Teatro José de Alencar, Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu de Arte da UFC (Mauc) e Museu do Ceará.

As inscrições são gratuitas e estão abertas no Núcleo de Documentação Cultural (Nudoc) da UFC (avenida da Universidade, 2762, Benfica).

Informações: (85) 3366.7744

E-mail: vozesnuestraamerica@yahoo.com.br

saiba mais: http://www.nuestraamerica.ufc.br/

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem