Avança a preparação do dia de mobilização e ação global 2008

terça-feira 9 de outubro de 2007 por Comunicação Terrazul

Mais de 1.600 organizações e indivíduos de todo o mundo já assinaram o chamado se comprometendo a organizar atividades na semana de mobilização e dia de ação global – 26 de janeiro de 2008. A mobilização para a semana está acontecendo simultaneanemente em todo o mundo, organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Mobilização 2008.

Na África as discussões começaram recentemente. A jornada coincidirá com fóruns sociais locais diversos, um deles em Kinshasa. Três outras províncias também manifestaram que irão realizar atividades.

Na Europa a mobilização pro dia de ação global foi discutida na Assembléia Preparatória do Fórum Social Europeu (FSE), realizada entre 14 e 16 de setembro, em Estocolmo, na Suécia. Alguns países que participaram da assembléia farão reuniões nacionais para definir ações de mobilização ainda em outubro, outros já estão preparando a jornada. A Bélgica, por exemplo, definiu um tema comum de ação: direitos humanos. Entre 21 e 25 de janeiro de 2008, serão organizadas atividades locais em algumas cidades, como debates, eventos públicos e oficinas. No sábado, dia 26 de janeiro, uma ação de visibilidade será realizada em Bruxelas. Na França, em reunião realizada no dia 4 de setembro, o Comitê de Iniciativa Francês (CIF) decidiu escrever uma convocatória em para encorajar a mobilização e começar a discussão sobre a melhor maneira de assegurar maior visibilidade ao dia global, particularmente em Paris. As discussões continuam, e uma nova reunião acontecerá ainda em outubro.

Nas Américas uma reunião em preparação ao Fórum Social Américas (FSA) 2008 foi realizada na Guatemala nos dias 11 e 12 de setembro. Sobre o dia de ação global, foram relatadas algumas iniciativas em nível continental, como as da Aliança Social Continental e Via Campesina/CLOC. Ainda para outubro, está previsto o lançamento do FSA, quando se reforçará também o chamado para o dia de mobilização e ação global. Além disso, reuniões para articular as diversas iniciativas em preparação serão realizadas nos próximos dois meses no Chile e no Equador. Mais informações sobre o FSA: www.forosocialamericas.org

No Brasil, o dia 2 de agosto foi feito um lançamento do dia de mobilização e ação global durante o II Fórum Social Nordestino, em Salvador, Bahia, quando também foi feita uma ampla divulgação com ampla distribuição de folder impresso sobre a jornada. A mobilização para 2008 foi tema de destaque para a primeira reunião de preparação do FSM 2009, na Amazônia, que contou com mais de 100 participantes. Um grupo de trabalho integrando entidades da região pan-amazônica foi constituído para pensar um plano de ações de impacto para o 26 de janeiro de 2008 e também a mobilização para o FSM 2009.

Na Ásia, Corea do Sul, Coréia do Sul, entre 30 de agosto e 2 de setembro, na capital Seul, foi realizado um fórum reunindo movimentos sociais diversos. Os movimentos participantes assumiram o compromisso de priorizar o dia de ação e mobilização global em suas agendas.

Na Índia, organizações, grupos, movimentos e redes vinculados ao processo FSM fizeram uma reunião nos dias 10 e 11 de agosto para, entre outros ponto, discutir a mobilização para 2008. Os Participantes também sugeriram fazer um chamado orientado nacionalmente e vinculado com as lutas e ações contra a globalização já em andamento. Foram definidos dois slogans principais para conduzir as atividades e ações: 1) contra a guerra e 2) contra a globalização e privatização.

O dia de mobilização e ação global será realizado por todas as organizações e movimentos em nível internacional, nacional e local que queiram envolver-se. Cada rede, movimento, organização decidirá como realizar suas próprias ações e definirá seus temas, formatos e como irá articular suas conexões nacionais e internacionais.

Para participar desde já desta mobilização, sua organização deve:
- assinar o chamado global
- divulgá-lo ao máximo utilizando seus próprios meios de comunicação (boletins, sites, jornais, programas de rádio, ou redistribuindo em seus mailings o chamado)
- organizar suas próprias ações
- dar a maior visibilidade possível às ações já planejadas para a semana e o dia 26 de janeiro de 2008
- propor conexões nacionais e internacionais entre ações

Fonte: Boletim FSM

Maiores Informações: http://www.wsf2008.net/

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem