Chamada Global contra a Pobreza será realizada em Fortaleza

terça-feira 9 de outubro de 2007 por Comunicação Terrazul

Fonte: Adital

A Chamada Global para a Ação Contra a Pobreza - Aliança pela Igualdade realiza, nos próximos dias 17 e 18 de outubro, atividades no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, Ceará (Nordeste do Brasil). Exposição fotográfica, show, filmes e mesas de debate estão previstos com o tema "A mulher e os Desafios da Emancipação". Esse é o segundo dos três eventos previstos para discutir a relação entre pobreza, desigualdade e a questão de gênero na América Latina.

O primeiro evento ocorreu de 15 a 30 de agosto último na Biblioteca Nacional de Brasília. Em novembro, a programação será em Lima, no Peru. Em Fortaleza, cerca de 70 trabalhadoras rurais e pescadoras do Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Região Norte, Litoral Oeste, Litoral Leste e Cariri participam das atividades, que são abertas ao público. Integrantes e representantes de entidades e movimentos sociais brasileiros também são convidados.

A programação tem início às 18h30 nos jardins do TJA, com o show de Gigi Castro e seus Heróis. Na seqüência, ocorre o lançamento do livro "Sonhos: vidas comuns em tempos extraordinários", de Carolina Benshemesh, e da exposição de fotografias com o mesmo título. Na sexta-feira, dia 18, a Mesa de Controvérsias com o tema "Política de corpo, corpo político" é realizada no Foyer do TJA, às 9h. A Diretora do Instituto da Mulher Negra Geledés (SP), Suely Carneiro, é uma das Conferencistas. Também compõe a mesa, a coordenadora do Festival Mix Brasil, Suzy Capo, e Alzira Nogueira, da Articulação de Mulheres Negras do Brasil.

A segunda Mesa de Controvérsias tem como tema "A perspectiva do feminismo nos movimentos sociais e nas políticas públicas", também no Foyer do TJA. Fazem parte da discussão, a integrante da coordenação nacional do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Rosângela Cordeiro, a Professora da Pontífíca Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, Benilda Brito, militante do Movimento Negro, e a médica Jurema Werneck, coordenadora da organização Crioula (RJ).

Uma mostra de cinema é realizada em dois horários no Teatro Morro do Ouro, anexo do TJA. Às 14h, será exibido o filme "Estamira" e às 19h30min, o filme "O céu de Suely". Em Fortaleza, a programação é realizada pelo Esplar - Centro de Pesquisa e Assessoria, Núcleo de Documentação Cultural (Nudoc) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto de Estudos Sócioeconômicos (Inesc).

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem