Curitiba será laboratório ambiental do mundo

quarta-feira 22 de fevereiro de 2006 por Michel Willian/SMCS

O secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf, responsável pelas conferências da ONU que vão acontecer em Curitiba em março, elogiou a "competente orientação" do prefeito Beto Richa nos preparativos para os eventos que vão trazer à capital paranaense cerca de 6 mil visitantes, de 187 países, de 13 a 31 de março.

O secretário executivo da Convenção esteve em Curitiba em janeiro para discutir com o prefeito Richa e Comitê Organizador Local detalhes da preparação dos eventos. "Estou impressionado com os esforços, imaginação, compromisso e entusiasmo do comitê de organização local e da sua equipe colocados a serviço do sucesso da MOP3 e da COP8, pela sua competente orientação", diz o secretário, em carta enviada de Montreal, Canadá, ao prefeito Richa.

Ahmed Dioghlaf é a autoridade máxima dos preparativos da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3) e a 8a Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8). Os encontros serão realizados no Brasil pela primeira vez e Curitiba foi escolhida pelo Governo Federal entre cinco cidades finalistas.

Desde o mês de junho do ano passado o Comitê de Preparação Local, designado pelo prefeito Beto Richa, integra as ações da Prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal para que todas as necessidades do evento sejam supridas. Além disso, o Comitê de Preparação tem incentivado diversos segmentos da sociedade a participar da mobilização em torno do tema da biodiversidade.

Laboratório ambiental

Natural da Argélia, Ahmed Djoghlaf diz, na carta, que "Curitiba será logo conhecida como laboratório ambiental do mundo, graças a suas abordagens inovadoras e à sua liderança (referindo-se ao prefeito Beto Richa)". Afirma também estar convencido de que "as gerações vindouras vão lembrar de Curitiba como o local de nascimento de uma nova era na nossa luta coletiva para parar a destruição da biodiversidade e fazer com que seus benefícios estejam a serviço do bem estar e da prosperidade de todas as pessoas, sem exclusões."

Quando esteve na cidade em janeiro, Ahmed Djoghlaf, conheceu locais onde serão realizados alguns dos eventos oficiais como Memorial da Cidade e Jardim Botânico, onde serão abertas as reuniões, e a Ópera de Arame onde será realizado o encontro do segmento ministerial. Ele também esteve no Parque Barigüi e ouviu dos membros do Comitê Local como funcionam alguns dos programas ambientais existentes em Curitiba e ainda as razões que levaram a cidade a construir tantos parques.

O secretário da Convenção observa na carta que a comunidade ambiental está ansiosa para participar dos encontros em Curitiba para "promover uma nova fase na relação ente a humanidade e a Mãe Natureza". "Nós, do secretariado, estamos ansiosos para estar a seu serviço nesta tentativa histórica em benefício desta a das futuras gerações", conclui Djoghlaf.

Fonte: www.cop8mop3.com.br

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem