FSM 2006 policêntrico Américas e II FSA já começou

quarta-feira 25 de janeiro de 2006 por Zacharias Bezerra de Oliveira

A abertura do VI Fórum Social Mundial (Caracas, Venezuela) aconteceu ontem, dia 24 de janeiro, terça-feira. A concentração e a mobilização deram-se a partir da Plaza de las Tres Gracias (saída sul da UCV) até Los Próceres.

A mobilização foi concluída com um grande evento político-cultural contra a Guerra e o Império, que contou com a participação de músicos reconhecidos e ativistas do movimento Anti-bélico e Anti-Império de diversas partes do planeta. A mãe de um soldado americano que está no Iraque pediu que George Bush, o presidente estadunidense, fosse julgado por crimes de guerra.

Para o encerramento, no próximo dia 29, está previsto um ato cultural e festa de celebração da vida e da diversidade dos povos e culturas do planeta, que contará com a presença de uma variada gama de expressões artísticas venezuelanas.

Eixos temáticos

1. Poder, política e lutas pela emancipação social 2. Estratégias imperialistas e resistências dos povos 3. Recursos e direitos para a vida: alternativas ao modelo civilizatório depredador 4. Diversidades, identidades e cosmovisões em movimento 5. Trabalho, exploração e reprodução da vida 6. Comunicação, culturas e educação: dinâmicas e alternativas democratizadoras Eixos transversais:
- Gênero
- Diversidade

Programação

Consulte a versão atualizada da programação das atividades autogestionadas do FSM 2006 policêntrico Américas e II FSA! Esta versão já inclui modificacoes feitas em relação ao programa divulgado no dia 19 de janeiro, em que algumas atividades foram canceladas: e a errata, bem como atividades do Foro de Niños e atividades localizadas nas salas Ávila, Choroní, Vargas e sala 02 do Anauco Suítes, transferidas para outros espacos do território.

Para cancelar atividades, a pessoa principal de contato da organização deve enviar um email para programa@forumsocialmundial.org.br. No assunto, colocar: cancelar actividad. No corpo da mensagem, devem ser informados: o número da atividade (activity_ID), o título, o nome da organização e seu número (organisation_ID).

Foro de niños

As atividades do Foro de niños serão realizadas no Liceo Andrés Bello, Ave. México, piso 1. Elas não ocorrerão mais nos locais divulgados na lista datada de 19.01. Veja a programação.

Tendas de solidariedade

Mural de propostas

Acampamento da Juventude

O Acampamento acontecerá em dois locais: Parque Vinicio Adames e Parque Los Çãobos. Primeiramente, a área do Parque Vinicio Adames, de 26 hectares, será ocupada, devido à sua localização mais próxima do acesso à cidade. Uma vez completa essa primeira área, o Parque Los Caobos, de 22 hectares, será ocupado.

Ambos os Acampamentos terão a infra-estrutura necessária: chuveiros, banheiros, água potável, cooperativas de alimentação, serviço de segurança, acesso à internet, atividades culturais e políticas, tendas hospitais, centro de informação, rádio com alto-falantes, distribuição do jornal interno do Acampamento “El Querrequerre”. O sistema de credenciamento estará funcionando nos dois espaços para atender aos respectivos participantes, com serviço de câmbio de moeda e possibilidade de pagamento do credenciamento, além das agências do Banco Industrial abertas entre 8:00h e 20:00h. Um serviço de transporte será oferecido entre os dois espaços do Acampamento, com a duração do trajeto prevista para 30 minutos. Veja mais informações.

Território do FSM 2006 Américas e do II FSA

O Território do Fórum está organizado em duas principais áreas de concentração de atividades.

ZONA 1: do Liceo Andrés Bello até Universidad Bolivariana de Venezuela e inclui os seguintes espaços:

Parque Vargas Parque Central Anauco Suites Hotel Caracas Hilton Complejo Cultural Teresa Carreño Museo de Ciencias Naturales Galería de Arte Nacional Museo de Bellas Artes Universidad Central de Venezuela

ZONA 2: inclui principalmente o Aeropuerto La Carlota, o Parque del Este, a Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada (UNEFA), o Colegio Universitario de Caracas e o Centro de Estudios Latinoamericano Rómulo Gallegos (CELARG)

As atividades culturais serão realizadas nesses espaços, bem como em praças e equipamentos públicos, entre eles o Poliedro de Caracas.

No território haverá postos de informação, assistência média, internet, tendas de diversas organizações, venda de comida, artesanato, publicações etc.

Fonte: www.forumsocialmundial.org.br

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem