Terrazul e Alternatives Canadá realizam Seminário Internacional em Caracas

sábado 21 de janeiro de 2006 por Zacharias Bezerra de Oliveira

O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL - “Agenda 21: Construindo a Democracia Participativa para o Desenvolvimento Sustentável”, é organizado pela Associação Alternativa Terrazul e a ONG canadense Altenatives. O evento, que acontecerá em Caracas, Venezuela, nos dias 26 e 27 de janeiro corrente, conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil por meio do Programa Agenda 21, e do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS).

Esta atividade vem dar continuidade ao I Seminário, realizado no contexto do Fórum Social Mundial de 2005, em Porto Alegre (RS), que teve a participação de mais de 500 pessoas, representantes de vários processos de Agenda 21 Local do Brasil e de outros países. Os organizadores esperam, além do fortalecimento dessas parcerias, dar continuidade a sua iniciativa de abrir um espaço de discussão e debate em relação à implementação dos compromissos da Agenda 21, e promover o diálogo e intercâmbio internacional assim como a troca de experiências entre os agentes institucionais.

OBJETIVO GERAL

Reafirmar o papel da Agenda 21 como espaço para o fortalecimento da democracia participativa para a construção da sustentabilidade planetária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Afirmar a importância da Agenda 21 como referencial para as discussões no contexto da Convenção sobre Diversidade Biológica;

• Gerar um espaço de discussão e interccâmbio entre experiências de Agenda 21 Nacionais, Regionais e Locais.

A abertura acontecerá no próximo dia 26, às 9 horas, com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente do Brasil; e da Venezuela, da Petrobrás, da Itaipu Binacional, da ONG Alternatives Canadá, da Associação Alternativa Terrazul, do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS). Às 10 horas, a “Agenda 21 e a Convenção de Diversidade Biológica”, mesa coordenada pelo deputado João Alfredo, da Frente Parlamentar de Agenda 21 Local. Às 14 horas, “Carta da Terra e Agenda 21: novos Paradigmas para a Democracia Participativa e a Sustentabilidade”, sob a coordenação de Pierre Beaudet – Alternatives Canadá.

No dia 27 de janeiro, às 9 horas, a mesa “Consumo Sustentável: o Cidadão e Cidadã Consciente na construção da Sustentabilidade” contará com a participação de Socorro Gonçalves, da Alternativa Terrazul e será coordenada por Roberto Vizentin, da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável/MMA; às 14 horas, “Agenda 21: Desenvolvimento Sustentável e Democracia Participativa”, com a participação de Luiziane Lins, prefeita de Fortaleza, Brasil, terá a coordenação de Gabriela Barbosa Batista, da Juventude Terrazul/Alternativa Terrazul, de Fortaleza, Brasil.

E, no dia 28, de 8h30min às 11h30min, na Sala A-421 – UCV – Edifício Faces, acontecerá a Oficina “Debatendo a Sustentabilidade pelo Ecossocialismo”, que vai discutir os princípios e objetivos do Manifesto Ecossocialista e fortalecimento da Rede Ecossocialista.

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem