(quase) Tudo sobre o FSM 2006

quinta-feira 22 de dezembro de 2005 por Zacharias Bezerra de Oliveira

O Fórum Social Mundial (FSM) 2006 acontecerá daqui a um mês nos continentes asiático, africano e americano, respectivamente, nas cidades de Karachi (Paquistão); Bamako (Mali) e Caracas (Venezuela). A Associação Alternativa Terrazul estará participando com diversas atividades no FSM de Caracas, onde fará distribuição de material, realização de Oficinas e divulgação da Liga de Consumidores Conscientes. Abaixo, estão algumas informações importantes sobre esta importante agenda social, como, por exemplo, o adiamento por dois meses da realização do FSM no Paquistão. Confira.

Por que o FSM 2006 é chamado de policêntrico?

A sexta edição do FSM, que ocorrerá em janeiro de 2006, será policêntrica, ou seja, ocorrerá de forma descentralizada, em diferentes lugares do mundo. Três cidades sediarão o FSM 2006: Bamako (Mali - África), Caracas (Venezuela – América) e Karachi (Paquistão – Ásia). Para cada evento foi criado um comitê organizador (CO). Cada CO tem um escritório de organização próprio. Clique aqui e veja os contatos.

Qual a data do FSM 2006?

O evento de Bamako ocorrerá de 19 a 23 de janeiro de 2006. O evento de Caracas será realizado entre os dias 24 e 29 de janeiro do mesmo ano. O de Karachi, previsto para 24 a 29 de janeiro de 2006, foi adiado por 02 meses. Veja aqui mais informações.

Haverá acampamento da juventude?

Está prevista a realização de acampamentos da juventude em Caracas e Bamako. Ainda não há informações sobre Karachi. Mais detalhes ainda deverão ser divulgados pelos comitês organizadores de cada evento.

Quais opções de hospedagem?

Cada participante (delegados/as de organizações ou indivíduos) é responsável por sua hospedagem. Conforme os comitês organizadores de cada evento, também haverá hospedagem solidária e alternativa em cada FSM policêntrico. Informações sobre este tipo de hospedagem estarão disponíveis no site de cada evento em breve.

Existe viagem organizada para os eventos policêntricos?

Não. Um grupo de trabalho (GT) que envolve entidades do antigo comitê organizador do FSM 2005 está trabalhando uma proposta nesse sentido específica para o evento de Caracas. Outras informações estarão no site assim que elas estiverem disponíveis.

O que é uma atividade autogestionada?

Uma atividade autogestionada é aquela organizada por entidades inscritas no FSM 2006 policêntrico e que estão de acordo com a Carta de Princípios. Isto significa que a(s) organização(ões) proponente(s) deverá(ão) definir o título da atividade, seu tipo (seminários, oficinas, conferências etc), seus palestrantes, bem como encarregar-se de convidá-los, além de providenciar equipamentos eventualmente necessários para a atividade (projetor de slides, power point etc.) Os comitês organizadores dos eventos policêntricos garantirão o espaço para que a(s) atividade(s) seja(m) realizada(s) e sua divulgação no programa impresso.

Qual o prazo de inscrição de atividades?

As inscrições de atividades para o FSM 2006 policêntrico em Caracas e Bamako foram encerradas no dia 30 de novembro de 2005. As inscrições de atividades para o evento de Karachi foram prorrogadas até 31 de janeiro de 2006.

Onde eu faço a inscrição de atividades?

a) diretamente no www.wsf2006.org/spanish/spanish (já disponível) b) através do site de cada fórum policêntrico, que ainda estão em construção, onde, em breve, haverá todas as informações sobre cada evento: Caracas (www.forosocialmundial.org.ve), Bamako (www.fsmmali.org) ou Karachi (www.wsf2006karachi.org).

Inscrição de atividades no FSM 2006

a) Primeiro cadastre-se como indivíduo no site www.wsf2006.org/spanish/spanish. b) Em seguida, registre a sua organização. c) Depois preencha a ficha indicando a(s) atividade(s) que sua organização pretende realizar nos eventos FSM (opção Karachi) ou para o processo (opção “General”). Para isso, logo após inscrever uma organização, clique no menu à esquerda na tela em “Añadir actividades”. Em seguida, preencha a ficha com as informações solicitadas.

Quem pode inscrever atividades?

Apenas organizações podem propor atividades, indivíduos não. Ainda não há informações específicas disponíveis sobre os critérios em relação às atividades culturais. Por enquanto, somente organizações ou grupos coletivos podem inscrever esse tipo de atividade também.

Idiomas da ferramenta virtual?

Inglês, francês e castelhano.

Como faço para recuperar minha senha?

Acesse o site www.wsf2006.org e escolha a interface em inglês. Em seguida, clique em “Ha olvidado su contraseña?”, no menu da esquerda. Depois preencha o campo “e-mail” com o e-mail indicado na sua inscrição. Em seguida, clique em “submit”. Você receberá uma mensagem contendo seu login e senha. Atenção: o sistema é “case sensitive”, ou seja, você deverá digitar o login e a senha exatamente como recebeu em seu e-mail (com maiúsculas e minúsculas).

Onde eu posso consultar as atividades inscritas?

A lista de atividades inscritas está disponível no site: http://www.wsf2006.org/spanish/spanish/org_activity_list.php. Atenção: para ver todas as atividades inscritas, é preciso clicar na tabela e utilizar ou as setas do teclado para visualizar as demais linhas ou o scroll específico da tabela (não o do navegador).

Como saber se minha atividade está inscrita?

Acesse o site www.wsf2006.org, digite seu login e senha e selecione sua organização. No menu da esquerda, clique em “actividades de mi organización”. Aparecerá na tela uma lista com todas as atividades que sua organização inscreveu.

Sala, dia e horário das atividades

Cada comitê organizador, por meio de seus grupos de trabalho de programação, definirá em que local, data e horário as atividades serão realizadas, buscando ao máximo atender às solicitações de data e tamanho de sala feitas pelas organizações proponentes da(s) atividade(s). Em geral, a grade de programação fica pronta no início de janeiro. Assim que divulgada, essa informação estará disponível nos sites de cada evento policêntrico, bem como no site do FSM. Fique atento/a!

Já houve a consulta temática sobre o FSM 2006?

Sim, já foi realizada a consulta temática sobre o FSM 2006 policêntrico capítulo Américas e II Fórum Social Américas, que ocorrerão em Caracas, na Venezuela.

Quais são os temas do FSM 2006?

Veja logo abaixo os temas dos eventos policêntricos, que ocorrerão em Bamako (Mali), e em Caracas (Venezuela) e em Karachi (Paquistão):
- FSM 2006 policêntrico capítulo Américas e II Fórum Social Américas
- FSM 2006 policêntrico - Karachi, Paquistão – Ásia
- FSM 2006 policêntrico - Bamako, Mali – África

Eu cadastrei minha organização no site www.wsf2006.org/spanish/spanish. Isso significa que minha organização já está automaticamente inscrita no FSM 2006 em Caracas, Karachi e/ou Bamako? Não. As inscrições de organizações e seus/suas delegados/as e de indivíduos não vinculados a entidades deverão ser feitas nos sites de cada FSM policêntrico, que ainda estão em fase de preparação: Caracas (www.forosocialmundial.org.ve), Bamako (www.fsmmali.org) ou Karachi (www.wsf2006karachi.org). A ferramenta virtual (www.wsf2006.org) é somente de inscrição e preparação de atividades para os três eventos.

Inscrições de voluntários e de imprensa

Essas inscrições deverão ser feitas nos sites de cada FSM policêntrico, assim como a inscrição de organizações e seus/suas delegados/as e de indivíduos não vinculados a entidades.

Custo da inscrição de organizações e de indivíduos

Cada comitê organizador vai definir os valores de inscrição para organizações e indivíduos. Assim que divulgados, eles estarão disponíveis em nosso site.

Contatos de cada evento do FSM 2006 policêntrico

Bamako (Mali) www.fsmmali.org espaceforum@afribone.net.ml Telefone: 00 223 901 75 53. Endereço: Hamadallaye ACI 2000 Rue 430 - Porte 89, em Bamako – Mali.

Caracas (Venezuela) www.forosocialmundial.org.ve fsmcaracas@forosocialamericas.org fsa@forosocialamericas.org Telefone: 58 212 208-4823 Endereço: Avenida Francisco de Miranda, Edifício sede Mintur, piso 5 - La Floresta - Caracas, Venezuela

Karachi (Paquistão) Site: www.wsf2006karachi.org E-mail: mail@wsf2006karachi.org. Telefones: 00 (92 21) 824-0716 Fax: (92 21) 824-0714 Endereço: 43-4B, Block-6, P.E.C.H.S, Behind Nursery Market Karachi, Pakistan

Como preparar atividades utilizando a ferramenta virtual

A ferramenta facilitará que organizações do mundo inteiro se encontrem para preparar atividades em conjunto tanto para o FSM 2006 quanto outras atividades relacionadas ao processo, Em breve será possível formar grupos para discussão de links entre as diversas atividades.

Quais as possibilidades de utilização da ferramenta?

As organizações inscritas no site poderão:
- convidar outras organizações para preparar atividades comuns.
- identificar organizações interessadas em um mesmo tema
- buscar organizações com tipos de atividades comuns
- contatar organizações para articulações comuns
- convidar organizações que têm campos de interesse similares para programar atividades conjuntas e/ou fundir propostas em uma única.
- articular atividades simultâneas em um ou mais eventos policêntricos
- no caso de Bamako (Mali) e Karachi (Paquistão), propor eixos temáticos gerais para os dois eventos.

Fonte: www.forumsocialmundial.org.br

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem