II CNMA debate propostas do texto-base

domingo 11 de dezembro de 2005 por Zacharias Bezerra de Oliveira

Reunião plenária da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, no Centro de Eventos Marina Hall. (Foto Wilson Dias/ABr)

Política Ambiental Integrada e o Uso Sustentável dos Recursos Naturais. Com este tema, teve continuidade hoje II Conferência Nacional do Meio Ambiente, com a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, ocorrida em meio a uma acalorada discussão. A leitura das propostas do texto-base para apresentação de destaques e/ou aprovação nos diversos grupos temáticos foi feita durante o período da tarde. Estes grupos foram divididos em Biodiversidade e Florestas, Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos; Água e Recursos Hídricos; Elementos de uma Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável e Fortalecimento do SISNAMA e Controle Social. São 2.600 novas propostas aprovadas nas diversas conferências estaduais, consolidadas e apresentadas em síntese aos grupos temáticos.

O grupo quatro, que trata do Desenvolvimento Sustentável, bem dentro do tema desta II CNMA, conseguiu chegar ao final da leitura e apresentação de destaques de toda a sua pauta, restando para o dia de amanhã, 12, apenas a votação dos destaques apresentados. “Criar programas de incentivos para a permanência dos trabalhadores e trabalhadoras no campo, estimulando práticas agro-ecológicas e de extrativismo controlado, com base na economia solidária, aproveitando as reservas extrativistas, como forma de evitar o êxodo rural, de modo a garantir um desenvolvimento sustentável para as comunidades rurais, indígenas, quilombolas e de assentamentos”. Esta é uma das propostas aprovadas dentro do sub-tema Produção Familiar Rural/Gestão Ambiental Rural. Agenda 21; Instrumentos Econômicos, Bens e Serviços Ambientais para a Sustentabilidade; Planos de Desenvolvimento Teritorial Sustentável; Turismo Sustentável; Agro-extrativismo; Revitalização de Bacias Hidrográficas e Zoneamento Ecológico-Econômico foram os outros sub-temas.

EVENTO CULTURAL

Ceumar, Ultramen, Nabuco, GOG, Décio Marques e Eugênio Leandro foram os grupos e bandas contratados para animar os participantes da Conferência durante a noite deste segundo dia de Conferência. Entre um grupo e outro, Pedro Ivo Batista, coordenador Geral da II CNMA, surpreendeu a todos, enquanto se preparava o palco para a entrada de Ceumar, e, atendendo aos gritos de CANTA! CANTA! CANTA..., sem acompanhamento cantou, sem acompanhamento e sem perder o ritmo, músicas de Alceu Valença (Coração Bobo); de Fagner e de Humberto Teixeira. Agradou. Pedro Ivo prometeu para o espetáculo cultural do último dia a presença do ministro Gilberto Gil, bem que poderia fazer uma parceria no palco com o ministro da Cultura.

MOÇÕES

A movimentação e intensa entre os delegados para o recolhimento de assinaturas de pelo menos 100 delegados para a apresentação de moções. Alguns chegam a ser agressivos no afã de recolher assinaturas para os seus pedidos de moção. Uma delas, apresentada pela delegação do Ceará, pede para que seja elevada a Patrimônio Nacional o bioma Caatinga e Cerrado, que junto com os Pampas gaúchos ainda não é considerado Patrimônio Nacional. Somente o Pantanal, a Amazônia e a Mata Atlântica (Zona Costeira) detêm, até o momento, esta condição.

FEIRA

Paralelamente ao evento, que acontece no centro de eventos Marina Hall, está sendo realizada uma Feira e Mostra da Sustentabilidade. Uma exposição e venda de artesanato e produtos orgânicos produzidos por comunidades tradicionais e indígenas, grupos de mulheres, assentamentos rurais e outros.

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem