Jornalistas debatem temas ambientais em Congresso

quinta-feira 6 de outubro de 2005 por Zacharias Bezerra de Oliveira

Dentro de pouco menos de uma semana, de 12 a 14 de outubro, acontece o 1º Congresso Brasileiro de Jornalistas Ambientais, na cidade de Santos, litoral paulista. Serão três dias dedicados à cobertura sobre meio ambiente e sustentabilidade nos jornais, revistas, Rádio, TV e internet. Estarão presentes jornalistas brasileiros, de diversos países da América Latina, dos Estados Unidos e Europa. Dentre os palestrantes destacamos três jornalistas que exercem suas funções em meios de comunicação do Estado do Ceará. Edgard Patrício, que assina a coluna semanal no caderno Ciência & Saúde, do jornal O Povo, Maristela Machado Crispim, que assina a coluna Gestão Ambiental publicada todos os domingos na última página do caderno de Negócios do Diário do Nordeste; e Zacharias Bezerra de Oliveira, assessor de comunicação da Associação Alternativa Terrazul, ONG ambiental cearense, que trabalha temáticas que tratam da ecologia, saúde e sustentabilidade do Planeta.

Organizado pela Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais, o Congresso conta com o apoio do Núcleo Paulista de Jornalistas Ambientais, do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, Agência Envolverde, entre outros. O Congresso não será fechado para jornalistas, poderão assistir e participar todos os que acreditam que a informação e o conhecimento fazem parte da construção do futuro.

O Seminário Empresas e Comunicação Ambiental acontecerá no dia 13 de outubro, das 19 às 21 horas, e terá como palestrantes Eduardo Martins, Tuca Figueira e Maristela Crispim. O Debatedor será Fernando Rios.

O Painel Mídia e Consumo Consciente, acontecerá no dia 14, das 13h às 15h, com as palestras de Elisa Almeida França, Zacharias Bezerra de Oliveira, Aron Belinsk. A debatedora será Fátiba Fernandes.

E, um pouco depois, das 15h10min às 17h30min, o Painel Jornalismo Ambiental no Nordeste terá como palestrantes Paulo Melo Souza, Edgard Patrício, Tânia Martins e Domingos Ailton. A debatedora será Simone Moraes.

A solenidade de abertura, marcada para as 16 horas do dia 12 próximo, contará com a participação da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entre outras autoridades. Às 17 horas, haverá o espetáculo “A Festa dos Pescadores”, com o grupo Okum de Cultura Afro-Brasileira. Durante o Congresso serão realizados seis seminários sobre várias temáticas e uma mesa redonda para discutir como a união de profissionais, formal ou informal pode melhorar a qualidade do jornalismo ambiental; 24 painéis e exposições; duas oficinas, Comunicação eficiente para ONGs (dias 12 e 14) e Amazônia para brasileiro ver (dia 13), lançamento de livros sobre jornalismo ambiental e exposições.

Mais informações no site www.jornalistasambientais.com.br ou com Milene Gonçalves (11) 3673-9241, das 14h às 17h30min ou e-mail para congressoambiental2005@yahoo.com.br

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem