Alternativa Terrazul na 12ª Romaria da Terra

terça-feira 6 de setembro de 2005 por Zacharias Bezerra de Oliveira

A cidade de Quixeramobim, Ceará, onde nasceu Antônio Conselheiro, até hoje lembrado como exemplo de luta e defesa dos mais oprimidos e busca da paz, reuniu neste domingo cerca de oito mil pessoas vindas de várias partes do Ceará para participarem da 12ª Romaria da Terra. O evento faz parte da semana do grito dos excluídos e é organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Central dos Movimentos Sociais (CMS), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Dioceses de Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral, Tianguá, e Arquidiocese de Fortaleza.

Socorro Gonçalves, Edinaldo Severiano Filho, Damiana Américo e a estagiária alemã, Lea Beyer, membros da Associação Alternativa Terrazul, participaram das atividades nesta 12ª Romaria da Terra, em Quixeramobim, juntamente com representantes da Liga de Consumidores e Consumidoras Conscientes do Ceará, recentemente criada, vindos de várias cidades cearenses. Na ocasião, os/as representantes da Alternativa Terrazul participaram das manifestações que lembraram os acontecimentos que marcaram a luta pela terra, a reforma agrária, a morte de agricultores, da irmã Dorothi, e para manter viva a luta dos excluídos por melhores condições de vida e políticas sociais que beneficiem a população excluída. Cerca de 1.200 marcadores de livros da Liga de Consumidores e Consumidoras Conscientes do Ceará foram distribuídos aos participantes. O marcador explicava o que é ser sustentável e o que é consumidor e consumidora consciente deve fazer.

A carta da 12ª Romaria da Terra reconhece “a força libertadora e profética dos camponeses e camponesas, indígenas, quilombolas, atingidos por barragens, enfim de todo o povo de Deus desse Ceará que reforçam suas organizações como sendo o melhor caminho para combater o latifúndio que hoje se manifesta pelo ’’agronegócio" - novo modelo de desenvolvimento capitalista, que promove a exclusão de trabalhadores e trabalhadoras rurais’’.


Marcador
Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem