Sustentabilidade, consumo e gênero

quinta-feira 21 de julho de 2005 por Zacharias Bezerra de Oliveira

APRESENTAÇÃO

O objetivo dessa cartilha temática sobre Consumo e Gênero é formar consumidores e consumidoras conscientes, para que pensem mais no coletivo que no individual e passem a consumir produtos e serviços que não degradem o meio ambiente.

Apresentamos conceitos básicos sobre consumo e gênero, sobre consumo solidário e o que é consumismo. A partir da Oficina sobre Consumo e Gênero, realizada na sede da CUT, em Fortaleza, no dia 6 de abril de 2005, fomos construindo um modelo de como se deve consumir de forma sustentável. Não basta perseguir os sonhos de consumo ditados pelas modas e modismos, por individualismos ou necessidades desnecessárias. É preciso perguntar:

• Onde se consome? • Quem consome? • Por que se consome? • O que é necessário para se consumir? • De quem se deve consumir? • O que se consome?

Passamos pelas relações que existem entre Capitalismo, Consumo e Produção Industrial. Particularizando sobre a relação de desigualdade Homem X Mulher nas relações de consumo, com uma série de questionamentos para serem discutidos em trabalho de grupos.

Desejamos que este material seja de proveito para a formação e a continuidade da Liga de Consumidores Conscientes do Ceará.

Leia, divulgue, faça de seu poder de consumidor e consumidora consciente uma arma para tornar o mundo mais sustentável para mim, para você e para todas as gerações futuras.

Associação Civil Alternativa Terrazul


Sustentabilidade, consumo e gênero - Cartilha número 2
Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem