Vida longa para o FBOMS*

sábado 18 de junho de 2005 por Zacharias Bezerra de Oliveira

O Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (FBOMS) está completando hoje 15 anos de estrada em prol do desenvolvimento sócio-ambiental. Começou com 39 entidades, em 18 de junho de 1990, como uma simples articulação para facilitar a participação das entidades da sociedade civil na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, programada para acontecer no Rio de Janeiro em junho de 1992.

Nesta ocasião, a participação do FBOMS no Fórum Internacional de ONGs e Movimentos Sociais foi fundamental na elaboração dos 33 tratados alternativos da sociedade civil internacional, que contou com a colaboração de mais de quatro mil pessoas. O FBOMS assumiu, então, um papel de interlocução com outros atores e de articulador junto a outras redes e entidades da sociedade civil em todo o mundo. E inspirou a formação de articulações similares em vários países, como México, Indonésia, Alemanha, Dinamarca, Chile, entre outros

O FBOMS agrega desde organizações ambientalistas, grupos de direitos humanos, sindicatos, entidades de segmentos étnicos e raciais, até associações de defesa do consumidor e de moradores. Sua finalidade é permitir um amplo diálogo desses segmentos sobre o modelo de desenvolvimento e as demandas dos cidadãos para Governos e para órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU). A missão do FBOMS é promover, sensibilizar e fortalecer atores engajados em políticas e ações que garantam a sustentabilidade planetária.

Atualmente, o FBOMS é um espaço de articulação das organizações não-governamentais, entidades ambientalistas, movimentos sociais, sindicais e de trabalhadores e conta com os seguintes grupos de trabalho (GTs): GT Agenda 21, GT Água, GT Comércio e Meio Ambiente, GT Direito Ambiental, GT Educação Ambiental, GT Energia, GT Florestas, GT Juventude, GT Mudanças Climáticas, GT Químicos, GT Sociobiodiversidade e GT Turismo Sustentável.

Neste mês de seu aniversário, mais precisamente no dia 3 de junho, o FBOMS e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica. Segundo notícia do sítio da instituição (www.fboms.org.br) “o termo, que também envolve atribuições do Ibama, tem como objetivo o aperfeiçoamento das políticas públicas ambientais para o desenvolvimento sustentável e refere-se especificamente a questões relacionadas ao licenciamento, área ambiental bastante polêmica e criticada pela sociedade civil, setor empresarial e mídia”. O Acordo estabelece ainda “competências entre os participantes no sentido de que cabe ao FBOMS propor medidas para o aperfeiçoamento e a padronização dos procedimentos de licenciamento ambiental, em especial de projetos de infra-estrutura”.

Em Fortaleza, dentre tantas outras instituições filiadas ao FBOMS, a Associação Alternativa Terrazul, tem contado com a participação ativa do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na criação da Liga de Consumidores Conscientes, movimento que tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, do Ministério da Justiça, e em todas as suas ações am prol do desenvolvimento e da sustentabilidade do Planeta.

Estão de parabéns todos os GTs e entidades que formam o FBOMS, especialmente os que compõem e acompanham de perto o dia-a-dia do escritório em Brasília: Marylaine Ribeiro, Patrícia Bonilha, Esther Neuhaus e Temístocles Marcelos. Nossos votos, portanto, de vida longa para o FBOMS!

*Nota: Os quatro primeiros parágrafos deste artigo têm como base informações do texto “FBOMS comemora 15 anos de luta e protagonismo socioambiental”, enviado por Esther Neuhaus, gerente executiva do FBOMS.

Serviço: FBOMS SCS, Quadra 08, Bloco B-50, Edifício Venâncio 2000, Salas 133/135 - CEP 70333-900 , Brasília - DF. BRASIL Fone/Fax: (55) 61 3033-5535 www.fboms.org.br

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem