Manisfesto da Juventude contra os transgênicos será apresentado na COP8

terça-feira 21 de março de 2006 por Daniele Sallaberry

Um documento com o objetivo de expressar a opinião dos jovens em relação aos transgênicos foi o resultado da reunião “Juventude e a luta contra os transgênicos” que aconteceu nesta segunda-feira (20) no Fórum Global da Sociedade Civil, evento paralelo que acontece nas tendas brancas, por trás do Expotrade, desde o início da Terceira Reunião das Partes sobre o Protocolo de Cartagena de Biossegurança (MOP3), 13 de março, e continuará durante a Oitava Conferência das Partes (COP8) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) até o próximo dia 31. “Queremos que todos os países que estão reunidos na COP 8 saibam o que pensamos e, especialmente, que estão decidindo o nosso futuro”, explicou a estudante americana de ecologia humana Kathleen Tompkins. O manifesto deve ser apresentados nos próximos dias.

A tenda da sociedade civil reuniu jovens de diferentes nacionalidades preocupados, principalmente, com o avanço dos transgênicos e da semente Terminator e com o futuro do meio ambiente. Questões como o agronegócio, os impactos socioambientais das monoculturas, o modelo econômico e a força midiática das grandes empresas foram abordados durante o encontro.

A representante da ONG Associação Alternativa Terrazul, Gabriela Batista, falou da importância dos jovens refletirem sobre como está sendo produzido o que estão consumindo. Para ela, uma alternativa é que os jovens participem cada vez mais das discussões e da luta contra os Organismos Vivos Geneticamente Modificados (OVMs), expressando as suas opiniões. “Os jovens devem se organizar e participar politicamente para serem ouvidos pelos que decidem”, enfatiza.

A representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Conselho Nacional de Juventude (CNJ) ressaltou a importância das discussões da juventude. Ela acrescentou que o MMA está buscando inserir a temática do meio ambiente no Conselho Nacional da Juventude.

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem