Coletivos Educadores

quarta-feira 12 de julho de 2006

MMA seleciona projetos para formação de Coletivos Educadores

O Ministério do Meio Ambiente vai selecionar projetos para o Mapeamento de Potenciais Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis. O objetivo é promover a articulação do programa em todos os territórios do país para inclusão no Cadastro Nacional de Coletivos Educadores. A meta da Diretoria de Educação Ambiental do MMA é promover a formação de 300 Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis. Serão selecionados projetos que demonstrem capacidade de articulação institucional, diálogo com as Políticas Públicas do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental e com perspectiva de atuação permanente e continuada numa base territorial pré-definida.

O Coletivo Educador é um conjunto de instituições que atuam em processos de mobilização social e formação de educadores ambientais populares que atuarão em todos os espaços do território na criação e no fortalecimento de Comunidades de Aprendizagem e Qualidade de Vida, as COM-VIDAS. Sua ação propicia e aproveita espaços e foros de participação, estruturas educadoras e educomunicação socioambiental num programa articulado e permanente de Educação Ambiental. O programa promove sinergia de recursos e de diferentes competências pessoais e institucionais, construídas socialmente e localizadas em instituições como ONGs, sindicatos, movimentos sociais, redes, universidades, prefeituras, pastorais, regionais de ensino, organizações populares, órgãos de assistência técnica e extensão rural, empresas, entre outras.

Atualmente, estão sendo articulados 65 Coletivos Educadores em 14 Unidades Federativas. Desses, 14 possuem financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente, e todos possuem comunicação com a Diretoria de Educação Ambiental do MMA. Os participantes do programa são lideranças comunitárias, professores, agentes de saúde, técnicos municipais, estudantes, sindicalistas, militantes de movimentos sociais, ONGs, entre outros.

O prazo para envio de propostas é 9 de setembro. A chamada pública pode ser consultada em www.mma.gov.br/ea (MMA)

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem