Encontro de Rede Agendas 21 começa hoje

quarta-feira 5 de julho de 2006 por Edagard Patrício

Rede Agendas 21 I

O Ministério do Meio Ambiente vai organizar encontros nas cinco regiões brasileiras para estruturar uma rede formada por prefeituras, Ongs e entidades da sociedade civil que ficará responsável por coordenar a elaboração, em nível local, da Agenda 21. A Agenda 21 se constitui num plano de desenvolvimento baseado no tripé sustentabilidade ambiental, crescimento econômico e redução da pobreza. A idéia é apoiar a gestão dos cerca de 700 projetos desse tipo que já existem no País.

Rede Agendas 21 II

As reuniões são o primeiro passo para a criação da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais. Foram convidados as prefeituras, ONGs e outras entidades que têm processos de Agenda 21 registrados no Ministério do Meio Ambiente. Os participantes vão elaborar as regras de funcionamento da rede, que será responsável pelo mapeamento dos projetos existentes e pelo acompanhamento dos progressos, além de prestar assistência técnica em alguns casos.

Rede Agendas 21 III

A rede terá o objetivo de amplificar e ramificar as ações que até hoje eram desenvolvidas exclusivamente pelo governo, segundo o coordenador de Agenda 21 do Ministério de Meio Ambiente, Sérgio Bueno da Fonseca. De acordo com ele, a própria seleção dos integrantes será feita pelos participantes das reuniões. "Eles é que vão definir os critérios para decidir quais projetos caracterizam uma Agenda 21. Porque existem projetos voltados basicamente à educação ambiental, mas não somos nós que vamos dizer que isso não é Agenda 21".

Rede Agendas 21 IV

A reunião da regional Nordeste da Rede vai acontecer aqui, em Fortaleza, de 5 a 7 de julho. O elo regional da Rede está com a Associação Alternativa Terrazul. Os Elos Regionais têm como objetivo a articulação, a realização dos encontros regionais, a coleta de fichas de cadastro dos Processos de Agenda 21 interessados em participar da Rede e o apoio para a mobilização de futuros membros. Informações no site www.terrazul.m2014.net ou pelo e-mail ana@terrazul.m2014.net

Fonte: Jornal O Povo

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem