Desmatamento e Conferência

quarta-feira 28 de setembro de 2005 por Pedro Ivo de Souza Batista

No calor do processo de mobilização para a II Conferência Nacional do Meio Ambiente, as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente, e Dilma Roussef, da Casa Civil, anunciam projeções de redução de mais de 50% no desmatamento da Amazônia. O resultado promissor deve ser em grande parte creditado ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, estabelecido por decreto presidencial em julho de 2003, como ação interministerial para o enfrentamento desse grave problema ambiental.

Em novembro de 2003, por convocação do Ministério do Meio Ambiente, foi realizada a I Conferência Nacional do Meio Ambiente, que aprovou 659 deliberações, algumas das quais se aplicavam e foram incorporadas como contribuição da sociedade ao aperfeiçoamento do Plano de Controle do Desmatamento da Amazônia, e outras tantas cuja implementação, da competência do Ministério do Meio Ambiente, já foram ou estão sendo encaminhadas para a melhor solução dos problemas ambientais do país.

A situação demonstra o interesse e a preocupação da sociedade com o meio ambiente e com o cuidado que espera do poder público com os nossos recursos naturais. Ao convocar a II Conferência Nacional do Meio Ambiente, que se realizará em Brasília de 15 a 18 de dezembro de 2005, o Ministério do Meio Ambiente busca cumprir com as diretrizes que elegeu para a sua Política Nacional de Meio Meio Ambiente, as quais contemplam o desenvolvimento sustentável, a transversalidade das ações, o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente e, por fim, o Controle Social, para que a sociedade exerça soberanamente o direito inalienável de decidir sobre as questões relacionadas ao nosso patrimônio natural e sobre as políticas ambientais que devam ser assumidas e implementadas pelo poder público.

Pedro Ivo de Souza Batista é Coordenador Geral da II Conferência Nacional do Meio Ambiente e Assessor Especial da Ministra Marina Silva

Fonte: Jornal O Povo - 3 de setembro de 2005

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem