realizações

terça-feira 5 de outubro de 2004 por terrazul

2003

Maio: Seminário Consumo Sustentável

No dia 28 de maio, teve lugar o Seminário "Consumo Sustentável: Consciência e Atitude", no Auditório Castelo Branco da Reitoria da UFC, em Fortaleza. O evento foi promovido pelo Instituto Terrazul junto à Fundação Konrad Adenauer e o Departamento de Economia Domestica da UFC. Contou com a participação de 150 pessoas.

Ver programação do Evento

Ver matéria publicado no O POVO

Maio: Dia Nacional das Mata Atlântica

Realização: Fundação CEPEMA - Instituto Terrazul - Instituto Ambiental - Movimento Cultura de Rua e entidades da RMA. PROGRAMAÇÃO 07:30 às 08:30 h Café da Manhã na Fundação CEPEMA Rua Crateús, 1250 Parquelândia Fortaleza - Ceará Fone: (85) 223 8005 Apresentação do Elo da Rede Mata Atlântica 09:00 às 12:00h Visita á Assembléia Legislativa, Câmara Municipal e aos órgãos de imprensa 14:00 às 16:30h Audiência com a SEMACE Audiência com o IBAMA Audiência com o Governador do Estado (Entrega de documentos da Rede Mata Atlântica com a problemática do Estado do Ceará) 17:00 às 19:00h Mobilização na Praça do Ferreira (Centro de Fortaleza) Lançamento do Manifesto "Salve a Mata Atlântica do Ceará" Hip Hop (Rap, Grafite e Break) - MPB

Maio: Museu do Ceará

O Terrazul participou das festividades do Museu do Ceará em Fortaleza (18 de maio: Dia Mundial do Mudeu). No dia 19 de maio, a Presidente Socorro Gonçalves deu uma pelstra sobre "Sementes - Patrimônio da Humanidade".

Abril: Encontro do Fboms

O Instituto Terrazul, através da sua Diretoria, participou do Encontro do Fórum Brasiliero de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambeinte e Desenvolvimento (Fboms), que aconteceu entre os dias 23 e 24 de abril em Brasília. O Terrazul participou das reunioões específicas dos GTs que aconteceram paralelamente ao encontro. Nos seguintes GTs, o Terrazul esteve presente: GT Água, GT Agenda 21, GT Clima, GT Energia, GT Comércio e Meio Ambiente.

Fevereiro: Rede Brasileira de Justiça Ambiental

Sob o titulo "Poluição afeta mais os pobres", foi publicada uma reportagem sobre a Rede Brasileira de Justiça Ambiental, no dia 06 de fevereiro, no Correio Braziliense. Contou com depoimentos de Pedro Ivo e de Jean Pierre Leroy, relator de Direito ao Meio Ambiente da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos e Sociais.

Veja a matéria no Correio Braziliense

Janeiro: IIIº Fórum Social Mundial, Porto Alegre.

O Instituto Terrazul participou, entre os dias 23 e 28 de janeiro, do IIIº Fórum Social Mundial em Porto Algere, através de Pedro Ivo, Socorro, Esther, Eugênia, Eveline, Barbara, Léo e Cleide. O Instituto Terrazul organizou tres oficinas durante o Fórum: Junto com o Movimento Cultura de Rua e a Fundação Cepema, coordenou a Oficina "Produção Cultural, Comunicação, Autogestão e Ecologia para a Juventude", que aconteceu durante a manhã e a tarde do dia 24 de janeiro. Pedro Ivo foi palestrante em um seminário organizado pelo Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), pela APEDEMA-RS, a CUT, o Projeto Brasil Sustentável e Democrático, a Rede Brasiliera de Justiça Ambiental e o Instituto Vitae Civilis. Trata-se do painél "Justiça ambiental: Aproximando as lutas ambientais, sociais e sindicais", que fazia parte do seminário "Rio+10: Um mundo sustentável é possível".

Junto com o CEA (Centro de Estudos Ambientais) do Rio Grande do Sul, o Terrazul convidou para o Lançamento da Rede Brasil de Ecossocialismo. Sob o título "A Sustentabilidade pelo Ecossocialismo", as duas entidades organizaram duas oficinas de grande sucesso. A primeira, no dia 26 de janeiro, abordou a realidade da crise ecológica e apresentou os fundamentos do ecosocialismo. Logo, na tarde do dia 27 de janeiro, a segunda oficina começou com a palestra do Michel Lowy "Marxismo e Ecologia". Foi seguida pela apresentação dos Elementos para um Programa de Ação Ecossocialista. Ao final da oficina, aconteceu o próprio lançamento da Rede Brasil de Ecossocialistas e a eleição dos novos coordenadores/as da Rede.

Leia "Ecossocialismo: Caricato é o pré-conceito" (EcoAgência de Notícias)

Leia "FSM - Ecossocialismo tem visão caricatural do movimento ambientalista" (EcoAgência de Notícias)

Acessa o MANIFESTO DA REDE BRASIL DE ECOSSOCIALISTAS

Janeiro: Assembléia Geral do Instituto Terrazul, Fortaleza.

No dia 08 de janeiro aconteceu uma Assembléia Geral do Terrazul, onde foram incorporados 11 novos sócios. Logo depois teve lugar uma Confraternização do Terrazul.


Acessa o MANIFESTO ECOSOCIALISTA INTERNACIONAL
Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem