Terrazul presente no lançamento da III Conferência Estadual de Meio Ambiente

segunda-feira 10 de setembro de 2007 por Pedro Ivo

Por Suzane Durães Assessora de imprensa – III CNMA (61) 3317-1067 / 9982-6047

Ceará lança III Conferência Estadual de Meio Ambiente. O Ministério do Meio Ambiente participa, no próximo dia 14, às 14h, na Assembléia Legislativa do Ceará, do lançamento da III Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA). A conferência estadual, prevista para os dias 13 a 15 de dezembro, será precedida de 12 plenárias regionais. Até o momento, 31 conferências municipais do meio ambiente já aconteceram no Ceará. Essas discussões culminarão na III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será realiza em maio de 2008, tendo como tema central as mudanças climáticas.

Um dos avanços da conferência estadual do Ceará este ano é a sua institucionalização. O governo do Estado anunciou que publicará decreto oficializando a plenária, que este ano terá como temas principais: Atividades produtivas, Cidades, Macro-estrutura, Terra e água e Agenda 21. A ministra do meio Ambiente será representada pelo diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Social (DCRS) do MMA, Pedro Ivo Batista. Também participará da cerimônia o presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido, Cirlo Pimenta.

Em 2003, quando foi realizada a primeira edição estadual, 2.700 pessoas participaram no processo em todo o estado. A segunda edição, realizada em outubro de 2005, contou com 1.900 delegados, sendo que 46 participaram da plenária nacional, realizada em Brasília, para ajudar a deliberar sobre políticas públicas para o meio ambiente.

III CNMA - Todos os estados estão mobilizados para a III Conferência Nacional do Meio Ambiente e, até o final de março de 2008, realizam suas plenárias estaduais. Nesses fóruns, diferentes setores da sociedade discutem suas preocupações e responsabilidades, bem como apresentam reivindicações e sugestões. Ao final dos trabalhos, os delegados indicados pelos grupos estaduais participam da plenária nacional, onde são aprovadas resoluções ao MMA e recomendações a outros órgãos e instituições de governo.

A III CNMA terá o desafio de debater uma das principais preocupações ambientais do planeta: as mudanças climáticas. O tema, que até então estava restrito à comunidade científica e governos, ganhou as ruas após a divulgação dos últimos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Atualmente, o mundo inteiro se debruça na busca de soluções para enfrentar os impactos causados pelo aquecimento global.

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem