Feliz Ano Novo

domingo 1º de janeiro de 2006 por Nilo Luza

Iniciar novo ano é pensar nos 365 dias que o compõem e estão diante de nós para serem vividos. O ano é formado de dias, e estes de horas e minutos. A soma dos minutos forma a hora, as horas formam o dia e os dias, o ano e os séculos e milênios.

A longa caminhada é feita de passos: o mais belo livro, de letras; a imponência dos pinheiros e a beleza dos ipês são fruto de pequenas sementes; sete notas musicais compõem fantásticos concertos musicais, capazes de fascinar qualquer pessoa... Tudo isso para dizer que “as grandes coisas” são a soma de detalhes, de pormenores...

Assim também, o mundo da paz, da harmonia e do amor com que todos sonhamos e que hoje comemoramos só será construído com base em pequenos gestos de compreensão, de solidariedade, respeito, perdão, fraternidade... dia após dia.

Ninguém, de uma hora para outra, muda o mundo sozinho, mas cada um pode dar sua contribuição, mudando uma pequena parcela dele que chamamos de “eu”, e os “eus” somados é que vão fazer a diferença... Isso não é fácil, nem ocorre de um dia para o outro, mas vale a pena tentar, pois o resultado de grandes realizações é fruto da perseverança. Você pode fazer muito quanto soma com os outros e não fica apenas pensando no seu pequeno mundo.

Precisamos sonhar com a paz. Se nós sonhamos, é porque acreditamos naquilo com que sonhamos. Parece que estamos perdendo até a capacidade de sonhar com a paz, e isso é ruim, é não acreditar mais que ela seja possível... Sonhar é voar, ir longe sem tirar os pés do chão e os olhos da realidade.

Muitas vezes queremos a paz na sociedade, mas somos incapazes de construí-la dentro de nós e do lar. Quanta violência contra as mulheres e contra as crianças, quanta falta de perdão e respeito entre as pessoas que convivem! A paz na sociedade também é a soma de pequenos gestos: respeito pelo outro mais próximo, perdão entre familiares, acolhida entre vizinhos, ajuda aos pequeninos e necessitados...

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem