V Ibero encerra com documentos fortalecedores da Educação Ambiental

sábado 8 de abril de 2006

Foi intensa a produção do V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental realizado em Joinville (SC) de 5 a 8 de abril. Os trabalhos resultaram na elaboração de duas cartas, duas declarações, duas moções e no fortalecimento e/ou criação de 15 redes temáticas. Na plenária final, realizada no início da tarde deste sábado (8), foi anunciado o país que sediará o próximo encontro: a Argentina, em 2009. Já o Simpósio de Países de Língua Portuguesa será na Galícia. O coral da empresa joinvilense Ciser iniciou a solenidade com a apresentação do espetáculo "Natureza em Canto".

Também foi proposta a criação de uma legislação específica para a educação ambiental nos países ibero-americanos que ainda não a tem, bem como a inclusão dessa disciplina na formação de professores. Todas essas deliberações deverão nortear as próximas ações de educação ambiental nos países ibero-americanos.

Os congressistas reafirmaram os princípios do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, e declararam apoio ao processo internacional de revisão e difusão do documento. Além disso, manifestaram o desejo de que o documento inspire organismos internacionais e governos. Outra sugestão apresentada foi sobre a criação de um Conselho Internacional para organização e revisão do próprio Tratado.

A plenária final apontou ainda a necessidade do fortalecimento de estruturas populares de comunicação socioambiental e o estímulo à troca de experiências em gestão do meio ambiente no âmbito dos segmentos empresarial e governamental. O ensino a distância, não contemplado nas temáticas dos congressos, deverá ser inserido nas próximas edições.

V Ibero em números

Credenciados: 4.300 pessoas (300 estrangeiros; 4000 brasileiros de todos os estados)

Inscritos: 5.800 pessoas

Participantes - geral: 5 mil pessoas

22 países representados: Argentina, Bahamas, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, Suíça, Uruguai, Venezuela e Paraguai.

Conferencistas: 60

Atividades: 80

Trabalhos

1.502 pôsteres e 190 apresentações orais, em 10 comissões temáticas de 12 países

32 oficinas - 2.630 participantes

31 mini-cursos - 1.120 participantes

27 grupos de trabalho

85 educadores e educadoras ambientais trabalharam na sistematização dos pareceres

3 conferências

12 mesas-redondas

13 livros e 1 revista foram lançados

13 apresentações culturais

Assinaturas: 0

Fórum

Associação Civil Alternativa Terrazul,

Rua Goiás No 621. Bairro: Pan-Americano. Cep: 60441000 Fortaleza - Ceará - Brasil

E-mail: alternativa.terrazul@terra.com.br tel: + 55 85 32810246

Alternatives International

Data Nome Mensagem